sábado, 19 de abril de 2008

Alimentação do exército Brasileiro

"O maximo que já passei me alimentando disso, foi 3 dias". Essas palavras foram ditas com humor pelo soldado e guia no stand com informações sobre a estrutura do exercito brasileiro no Shopping. Bastante humorado e atencioso, ele explicou com precisão sobre os suplementos alimentares (ração operacional) que os combatentes recebem quando partem em missões. "É ruim, mas dá pra sobreviver" disse ele enquanto segurava um pacote (Sopa creme de cereais e vegetais).

Em um dia, a alimentação deles é: Café da manhã, almoço, janta e ceia. Cada um prepara sua própria alimentação, o que não é muito difícil. Através de uma espécie de fogãozinho, eles colocam a água pra ferver, com fogo aceso por um carvão cor de rosa, acrescentam o conteúdo do pacote na água, e comem. Pode ser acompanhado por um refresco (Abacaxi ou Maracujá), mas sem gelo. A sobre mesa pode ser biscoito (Única alimentação sólida), que fica em um pacote bastante apertado, pois todos são a prova d'água. "Também fazemos avaliação nutricional", finalizou o simpático soldado.

É, não dá pra se sentirem saciado e não agradar o paladar, mas os mantém vivo e nutrido enquanto isolados.

(Clica nas imagens para ampliar)

Todos os pacotes ficam nesses sacos e são a prova d'agua.

O fogãozinho, e o pote com o carvão.

O carvão.

E se faltar água? Este é um purificador! Eles o colocam na água e sugam com a boca! Agradável não!? (risos).


3 comentários:

Fada Safada disse...

Ser soldado no Exército Brasileiro é a maior farra!
País que não faz guerra com nenhum outro e só recentemente foi chamado a auxiliar na interna violência urbana (e com ressalvas).
Aprender a sobreviver com tão pouco já é rotina de milhares de brasileiros.
Gostei do informativo neste post. Pouca gente conhece.
Houve um tempo que os jovens não queriam servir ao País (anos 70-80). Com a crise de desemprego tem neguinho chorando pra arrumar um QI que lhe garanta carreira sólida sem precisar derramar o sangue.

Beijos da gaúcha
Fada

PS: odeio verificação de palavras

Anônimo disse...

Realmente os soldados do exército sao condicionados algumas alimentações que eu não teria coragem de comer, mas pensando num geral, é pouco perto do que muitos passam.

Enfim!!! Gostei da idéia de seu blog e dos recursos que utiliza, além de seu texto fluir como uma conversa. Parabéns garoto, será que sai uma consulta grátis, kkk, eu me alimento muito mal, estou com vários problemas de estomago e intestino...loucura da vida de jornalista..corre pra lá e para cá..heheh

Joel disse...

Vendo essas rações, tenho saudades do tempo em que passávamos 03 meses na Serra da Bocaina, em treinamento e 03 meses em Campo Grande MT. O combustivel era barato. E essas raçoes significavam sobrevivência. 6ºBI (6 BIL), Caçapava...